sexta-feira, 24 de junho de 2011

Ehhe "Sum" Paulo



Dia de inverno, ponte de feriado ... dois paulistanos passenado por São Paulo como se a vissem pela primeira vez. Uma hora de fila, 5 minutos de contemplação. O alto do edifício Altino Arantes, o prédio do ex-Banespa, é um dos pontos mais altos do centro velho de onde se pode degustar a diversidade da arquitetura e a bagunça que é essa cidade. Se você respirar mais intensamente, correrá o risco de ter uma apnéia, tanta é a fumaça que se vê e se sente lá em cima. Talvez seja esse o real motivo para que a visita dure somente 5 minutos.

sábado, 18 de junho de 2011

Um minuto de silêncio

"Um minuto de silêncio" é a expressão usada para prestar homenagem a alguém que se vai. Porém, nessas situações eu prefiro pensar em "fermata" pois essa é a figura que em linguagem musical significa que o silêncio será sustentado segundo a vontade do maestro.
Na fermata o silêncio é indefinido, no "um minuto de silêncio" a finitude do momento é definida.
Muito bem ... nessa fermata uma voz e um piano entram em silêncio indefinido. "A minha vida eu entrego a Deus, pois Seu filho Ele entregou por mim. Não importa onde for, seguirei meu Senhor. Sobre terra ou mar, onde Deus mandar, irei". Tua voz se cala e não mais te ouviremos cantar essa canção. Seguindo a letra, agora teu tempo e teu lugar aqui deixam de existir. Foi uma luta longa e difícil demais. Algumas batalhas vitoriosas mas teu corpo frágil não mais suportou tanta dor. Fermata, Alê... até o momento em que o maestro decida ser hora de juntar as melodias e criar a harmonia eterna.

sábado, 11 de junho de 2011

Ser, saber, poder, querer

A lucidez e o discernimento que as experiências pessoais nos trazem são como abrir uma janela e deixar a luz entrar em um quarto escuro. Quando a mobília desse quarto é sólida, graças à boa formação e educação, os limites do pensamento se expandem, a tolerância aumenta, o preconceito diminui. Quando alguém se percebe mais maduro do que seus pares sobre determinados temas, sua é a responsabilidade de entender a situação de fragilidade do outro e ter a sabedoria de aceitar as falhas e buscar a convivência pacífica. Saber é poder. Poder para subjugar, poder para amar. A escolha é pessoal.

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Quero abraço

No decorrer dos anos, vamos enfrentando situações diversas. Aprendemos a nos mostrar corajosos e a passar ou conviver com problemas e os novos desafios. Apesar de toda essa fortaleza que nos é cobrado no meu caso, no mais fundo o que eu mais desejo nesse momento é um pouco de aconchego e carinho. Queria um abraço, queria um beijo, queria um afago. Mas, na minha família as pessoas não se tocam. A relação é distante. Dou um beijo em minha mãe todos os dias, mas posso contar nas mãos as vezes em que recebi alguma manifestação de carinho de meu pai e de meu irmão. O suporte emocional tb faz parte e conviver em um mesmo espaço não quer dizer que somos familia. Preciso de alguem que me abrace, me beije e me aconchegue. Cade essa pessoa?