terça-feira, 31 de dezembro de 2019

Mais um ano

Daqui a pouco o ano de 2019 vai termina
Ouço a retrospectiva no podcast da Renata Lo Prete.
É triste. Quanta notícia ruim. Quanta perspectiva ruim.
O que esperar de 2020?
Posso esperar algumas coisas de mim, traçar alguns objetivos. Porém existem muitas coisas inclusive as que espero para mim e de mim que dependem de fatores fora do meu controle.
Muito bem...
2020, lá vamos nós

Passagem de ano

Quando eu morava na casa de meus pais eu criei um hábito que se repetiu por muitas vezes nesta época do ano.
Eu escrevia uma lista de desejos para o próximo ano, colocava em um envelope e abria o envelope na mesma época do ano seguinte meio que fazendo uma verificação do meu desempenho. 
Faltava fazer um check períodico para me relembrar das metas ao invés de olhar para a lista somente no final no ano seguinte e me sentir mal por não ter conseguido atingir os planos.
Anos depois quando entrei para o mundo corporativo fui descobrir que minha cartinha de "eu para mim" também era usada nesse meio e que recebia o nome de Metas estratégicas e que existiam métricas chamadas de KPIs, Dashboard e BSC que eram usadas para indicar se o que estava sendo feito estava dando resultado.
Hoje é dia de fazer lista 

Mega Sena da Virada

De alguns anos para cá comecei a fazer aposta para a Mega Sena da Virada.
O prêmio é absurdamente tentador e esse ano supera os 300 milhões de Reais. 
Minha sogra se empolga e diz que precisamos fazer muitas apostas para ganharmos o prêmio. Aliás ... minha sogra tem um racional curioso sobre a loteria. Ela só joga quando acumula. Quando perguntei porque ela age assim, a resposta foi que se é para arriscar no jogo que seja para prêmio grande.
Quando vejo os valores dos prêmios mesmo quando as loterias não estão acumuladas, se eu ganhasse sozinha o prêmio principal... Olha... Seria possível engordar o patrimônio e contribuir para um belo colchão financeiro.
A probabilidade de ganhar a Mega Sena da Virada é infinitamente baixa. Eu sei disso mas mesmo assim fiz minha aposta e me pego fazendo planos caso eu tenha a sorte de ser premiada.
É um exercício de auto-engano que traz (s ou z??) um pequeno momento de felicidade. Imaginar que com esse montante eu poderia compartilhar e ajudar pessoas e causas próximas de mim me faz um bem que talvez valha o dinheiro que gastei com meu bilhete.
Comprei uma possibilidade e me dou a liberdade de imaginar a realidade transformada caso eu seja a contemplada.
Esperemos.

Reencontro

Reler o que escrevi há quase 10 anos trás uma sensação de Reencontro comigo mesma.
Algumas questões e sentimentos daquela época ainda estão presentes, talvez um pouco diferentes, mas ainda estão presentes.
Algumas questões de ordem interna e outras de ordem semântica. Usar Z ou S em algumas palavras: quiz ou quis? trás ou traz? Quando terminar esse texto vou buscar mais uma vez e desta vez acreditar que não irei esquecer. Será que não esquecerei?
Muita coisa aconteceu... Que bom que aconteceu! Mudei de emprego, me casei, mudei de casa, mudei de emprego, mudei de casa, mudei de área no mesmo emprego, mudei de cargo, mudei de carro, mudei de cargo, mudei de corpo e do meu corpo veio outro corpo.
Virei mãe e lá se foram 15 meses do ser mãe e isso não se muda.
Se perder se si mesmo no turbilhão da maternidade acontece, simplesmente acontece.

segunda-feira, 30 de dezembro de 2019

Sobre vivendo

Despertei...
Lugar de acolhida
Abraço das palavras
Lugar onde me encontro
Lugar onde me acho
Vivendo ...
Sobre vivendo
Sobrevivendo