domingo, 17 de maio de 2020

Vida interessante

Nascer, viver,morrer
Apenas 3 palavras resumem os principais Marcos do projeto vida.
O segundo marco "viver" é pautado por premissas e restrições que são profundamente afetados por fatores ambientais.
Porém existe um momento no qual o imponderável e a motivação de quem está vivendo são mais fortes e viram protagonistas nesta tríade.
Viver uma vida interessante...
O entendimento dessa frase e muito particular.
Para mim, até aqui foi interessante e espero que após a pandemia continue a ser assim.





domingo, 10 de maio de 2020

Livro de História

Incomoda ter a consciência de que vou fazer parte de um momento que marcará os livros de história. Não pelo registro em si mas pela gravidade do registro. Olhando um pouco para as pandemias, depois da gripe espanhola, que não tem nada a ver com a Espanha e que herdou esse nome pois a imprensa espanhola era a única que na época da Primeira Guerra Mundial tinha liberdade para divulgar notícias, Covid19 será o próximo marco pandemico da humanidade e caso sobrevivamos a esse momento tão devastador nossos descendentes olharão os registros históricos s e dirão: alguém da minha família passou por isso. Talvez, caso Sofia tenha filhos e eu ainda esteja viva nesse mundo, eu tenha a oportunidade de contar aos meus netos como foi passar por esse momento histórico. Ou, daqui uns 50 anos, quando talvez eu não mais esteja por aqui, eles acessem essas páginas e vejam o que a vovó escreveu.

quarta-feira, 6 de maio de 2020

Celebridades

Celebridades são pessoas que viram notícia e passam a ser respeitadas por um grupo.
Esse termo é muito usado para atores, cantores e esportistas e essas pessoas acabam enriquecendo por participarem de muitas propagandas.
Acabam sendo canal de comportamento e moda e geralmente desafiam padrões do que é entendido como bom comportamento.
Li uma dessas celebs dizendo que usou todas as drogas que existem enquanto era jovem pois queria experimentar e testar.
Me parece uma declaração bastante infeliz pois isso quer dizer que é necessário experimentar mesmo que existam muitas afiações e provas concretas de que algo não faz bem.
Me parece irresponsável fazer uma declaração desse tipo.
Quer dizer que a vida é um cheque em branco e que experiências e aprendizados de outros que já viveram não devem ser consideradas e que a minha experiência é mais importante?
Eu não penso assim. E meu arrependimento hoje é não ter lido tanto quanto eu gostaria de ter lido para ter tido a oportunidade de aprender com outras pessoas e ter evitado muitos dos erros que cometi e que com certeza foram cometidos por outros antes de mim.
Não acredito em reencarnação pois eu não me lembro de nada que não tenha sido vivido por mim e nessa vida.
Acredito sim no legado que foi deixado por outros que viveram antes de mim e tiveram o cuidado de registrar seus aprendizados.

Renascimento do sol

Os dias são difíceis mas todos os dias o sol renasce.
Mesmo entre prédios, mesmo com Covid19, mesmo no período menstrual.
Alguns acontecimentos simplesmente acontecem independente do que esteja acontecendo. São mais fortes que o contexto e se sobrepõem apesar de tudo.

domingo, 3 de maio de 2020

Cheiro de cebola

Cheiro de cebola nas mãos me lembra minha mãe.
Até hoje, acredito eu que todos os dias, minha mãe pica uma cebola para usar como tempero de seus pratos maravilhosos.
E o cheiro de cebola impregnou-se nas suas mãos.
Comecei a cozinhar com mais frequência e agora são as minhas mãos que cheiram a cebola.
Cheiro de casa, cheiro de mãe, cheiro de quem cuida e entende a comida como uma expressão desse cuidado e afeto.

sábado, 2 de maio de 2020

Sobre envelhecer

A vida passa e passa todos os dias.
Ter o privilégio de aprender e entender com a experiência de quem já viveu e já passou é cultivar a sabedoria e ter condições de viver de modo mais consciente sobre as possibilidades que a oportunidade do ser e existir possuem.
O fato é que existem muitos fatores que associados produzem a condição na qual a vida vai se desenrolar.
Existem os padrões de idade e comportamento, as questões sociais e econômicas, as condições de saúde e tantas outras que sinergicamente contribuem para que a vida siga seu rumo.
E qual é o rumo da vida? A vida aponta para a morte e o que acontece do primeiro parágrafo até o último ponto final é a história de cada um.
A minha teve um grande momento de blackout que foi decisivo para determinar muito do que sou hoje. O tempo que passei na 1aIBL foi muito impactante para minha formação. Cobriu 20 anos da minha existência e foi minha referência principal durante esse tempo.
Houveram ganhos sim mas no geral o saldo não foi bom. Mas ... já diria Jung "o que vc fez com o que fizeram com você?".
A responsabilidade de lidar com o saldo dessa conta é toda minha e acho que reconhecer isso e entender a origem de tantas travas já é um grande feito.

Vida em tempos de pandemia Covid19

Desde 14/03/2020 estou em quarentena em casa com meu marido e filha por causa da epidemia de Covid19.
Maio começou e iremos para nossa oitava semana de quarentena que já passou os quarenta dias.
Tem sido um exercício de muitas habilidades e sentimentos ficar tanto tempo assim juntos.
Nossa rotina de trabalho não parou e a Sofia que está no auge de seus 19 meses de vida demanda atenção e energia. Ela é um pequeno ser humano cheio de curiosidade e só tem a nós nesse momento.
Tive uma semana de férias e pude ficar mais próxima a ela. Temos vários feriados que tem ajudado a diluir um pouco da tensão acumulada dos dias nos quais temos que nos dividir entre vida profissional e rotina do não trabalho mas mesmo assim tem sido bastante desafiador viver esse cenário.
O saldo positivo dessa situação é poder ficar com a Sofia e aprender quem ela começa a ser.
Ter acompanhado o processo dela aprender a pular foi bastante especial.
Espero que sobrevivamos a esse momento tão delicado e que em algum lugar no futuro olhemos para trás com a percepção de que foi somente mais um momento difícil das nossas vidas e que passou, virou passado.