
Já li vários comentários sobre o cenário "Vanilla sky" nas fotos das redes sociais. As caras mudam, mas as cenas e os sorrisos são sempre os mesmos. Fotos em grupos, pessoas que se abraçam e que mostram os dentes para a lente que os foca. Todos muito felizes, lindos, maquiados, sorridentes e cheios de amigos.
"Uma imagem fala mais do que mil palavras", diria um publicitário. E na imagem que se vende não há espaço para a tristeza, não há espaço para a melancolia,não há espaço para gente de verdade.
Nas fotos de muito antigamente, as pessoas não sorriam com tanta facilidade. Havia aquela foto "retrato" em que uma família inteira ia para o estúdio do fotógrafo e o resultado era um registro bastante austero de uma família repleta de filhos. O conceito de família se modernizou, evoluiu (?), se diluiu e está muito distante do que o "retrato" captava. Os filhos são em número muito menor ou simplesmente não existem ou foram substituídos por um cachorro/gato. O pai pode não ser homem e a mãe pode não ser mulher. Não concordo com nenhum desses modelos, mas isso é conversa para uma outra hora.
Gente de verdade não ri o tempo todo. Imortalizar momentos de felicidade é um desejo genuíno e louvável de quem quer ter história, mas acreditar que ser feliz é congelar um sorriso no rosto e mostrá-lo para todas as lentes sem ter a mínima consideração ou noção de quem é o ser humano ao lado naquele momento é tão ingênuo quanto acreditar no senhor obeso de roupas vermelhas com pompons brancos, que voa de trenó e consegue passar pela abertura de uma chaminé para entregar presentes no final do ano.
Abra os olhos, afinal "Vanilla sky" é uma utopia comprada para que a realidade não seja vista!
Foto: http://intratecal.wordpress.com/2010/03/24/vanilla-sky/
Concordo com o texto e vivo escrevendo sobre a mesma temática. No entanto (e "estragando" um pouco a sua tese), aprendi estudando fotografia que a tecnologia de antigamente não permitia sorrisos, pois isso borraria a foto! Mas o valor do seu escrito continua em pé, viu, amiga?! rsrs
ResponderExcluirliberdade, beleza e Graça...