A sala de aula é um local de fenômenos sociais que podem levar à formação de cidadãos preparados para a construção de uma sociedade mais igualitária, solidária, justa e democrática. Ou não ...
A assimetria de poder professor-aluno pode ser um obstáculo a essa oportunidade. O uso de métodos que incitam o compartilhamento de conhecimento entre pares pode estimular a aprendizagem significativa e dessa maneira transformar a "sala de aula" em um momento para captação de saberes importantes para o convívio globalizado sadio tão necessário na sociedade pós-revolução industrial.
(reflexões pós-leitura de Correia e Infante-Malachias: Expanded collaborative learning and concept mapping: a road to empowering students in classrooms)

Cada vez mais eu acredito na aprendizagem e menos no ensino. E falo isso como professor que sou. Acho mesmo que a educação fomentada em casa faz toda diferença e, se o aluno quiser, usa a escola para aprender e aprende. Se não quiser, não há professor e/ou técnica de ensino que dê jeito. Mas isto não é a fala de um frustrado, pois continuo animado e vendo meus alunos aprenderem. Só acho que cada vez mais a balança pende para o lado deles, o do aprendizado. O ensino vai perdendo terreno, acho. Beijo carinhoso, amiga!
ResponderExcluirliberdade, beleza e Graça...