domingo, 26 de dezembro de 2010
Igualdade social: é possível?
Não consigo acreditar em igualdade social. Acredito em justiça social, mas não em igualdade. Penso assim pois entendo que a justiça está relacionada ao que é justo e justo é aquilo que cabe exatamente em uma determinada medida. Justo seria que todos tivessem o acesso à saúde segundo reza a nossa Carta Magna. Segundo a definição de saúde da Organização Mundial da Saúde, esse conceito vai muito, muito além da existência física de locais de atendimento, da disponibilidade de profissionais competentes para o diagnóstico e prestação de serviço e de medicamentos. A saúde envolve o bem estar do indivíduo e esse bem estar engloba moradia digna (ou seja, com o tamanho ideal para comportar o número de pessoas de forma confortável, além de ventilação, iluminação e saneamento básico adequados), alimentação (ou seja, comida suficiente para que a pessoa desenvolva todos os músculos e ossos que têm direito geneticamente e também todos os demais órgãos que a transformem em alguém que funcione fisiologicamente, psicologicamente e intelectualmente, nada de raquistimo ou de falta de glicose para fazer o metabolismo necessário!), emprego (ou seja, uma ocupação que gera recursos financeiros para que a pessoa tenha a independência de se sustentar sem a necessidade de depender de programas governamentais). Eu queria acreditar que a igualdade social é algo viável e possível mas eu só acredito na justiça porque acho que as diferenças intelectuais e comportamentais acabam criando classes que se difereciam e que algumas delas acabam tendo melhor desempenho e conseguindo resultados maiores do que o justo. Todos teriam o justo mas não seriam iguais. Será que esse pensamento é burguês demais?
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Burguês, não sei; mas não é cristão, acho. rsrsrs
ResponderExcluirSerá que não é? O cristianismo prega a igualdade ou a justiça? Ou os dois? Dá para ser igual e justo? Por favor, me ajude a entender.
ResponderExcluirjustiça! Não tem graça ser igual! Nos quatro evangelhos e nos outros livros da Biblia sempre é citada a justiça e não a igualdade.
ResponderExcluirPois é, igualdade de condições é algo viável e possível mas não igualdade de resultados. Esses talvez numa sociedade de andróides.
ResponderExcluir