segunda-feira, 11 de abril de 2011

Ossos do ofício

Depois de ensinar, avaliar o aprendizado de um aluno é o que julgo ser mais difícil.
Usando o método de prova individual 30% objetiva/70% dissertativa, 60% dos meus alunos ficaram abaixo da nota média! Quer dizer: somente 40% captaram o conteúdo e conseguiram responder às questões propostas em prova. Nenhum aluno gabaritou a prova e a maior nota foi 9,5.
Conversei com professores de outras disciplinas e o desempenho em prova foi parecido.
As provas aconteceram todas na mesma semana e acredito que esse seja um fator a ser levado em consideração; além disso, muitos alunos começaram nas turmas na segunda quinzena de março, então muito conteúdo foi perdido. Seja lá como for, média 4,0 é ruim demais!
Esse desempenho me incomoda muito pois me sinto avaliada por ele também.
Não posso ter a ingenuidade de acreditar que todos irão conseguir entender. Existem muitos fatores envolvidos nesse processo e eu não tenho poder sobre a maioria deles mas que eu tenha sabedoria para fazer o melhor no que eu puder ser melhor do que sou agora.

Um comentário:

  1. A base está muito ruim, amiga. A gente recebe alunos que não poderiam estar se graduando. E a "aprovação automática" cobra seus dividendos!!

    ResponderExcluir