terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Chuvas


As chuvas de verão sempre existiram porém em uma cidade com quase 11 milhões de pessoas e 7 milhões de veículos, com 3 grandes rios com vias de extrema importância para a circulação margeando-os, com vias principais próximas desses rios e dependendo das marginais para que o trânsito flua, com bocas de lobo entupidas e lixo não recolhido nas calçadas, o que se pode esperar? A resposta lógica para essa situação é: ruas cheias de água e circulação de veículos e pessoas impossibilitada ! Nessa fase do ano, a cidade deveria mudar seu ritmo de funcionamento para se adequar ao ritmo das chuvas. Por exemplo, a "pega-peão", chuva que atinge o apogeu no horário de saída dos que entram entre 7:30-9:00, começa por volta das 16 hs. Se todos sabem que é isso que acontece, por que não reajustar o horário de entrada e saída ou criar um banco de horas-chuva? É idiotice tentar enfrentar a chuva! Pelo menos até março, ela será foco em toda a mídia, e as notícias serão as mesmas dos anos anteriroes, só mudando a data e os personagens: ruas alagadas, carros levados pela correnteza, carros fervendo, carros batendo-se, gente morrendo afogada, gente ilhada, acidentes. A chuva não vai parar, então "deixa chover, deixa a chuva molhar!"¹ e que ações mais lógicas nos ajudem a conviver com as águas sem traumas.

¹ Arantes, G., Deixa Chover, 1981, disponível em http://www.guilhermearantes.net/deixachover.htm

3 comentários:

  1. A ideia do banco de horas/chuva é ótima.
    Sem zoação, por que você não a manda ao governo?
    De repente, o PSDB, responsável por São Paulo há quase 20 anos, decide fazer alguma coisa de sensata, poxa! Um beijo carinhoso, amiga.

    liberdade, beleza e Graça...

    ResponderExcluir
  2. Ps: postagem de blog com nota de rodapé é a coisa mais chic que eu já vi, amiga!! rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  3. rsrsrsrs, orra meu!!! Tá me zuando, é? Hoje ouvi um especialista em urbanismo dizendo que resolver o problema das chuvas em SPaulo levaria pelo menos 40 anos. Se o PSDB ou seja lá quem for tivesse começado alguma coisa isso quer dizer que ainda estaria no meio do caminho.

    ResponderExcluir